Despreparo
Horas perdidas nas "vacaciones"
Semana do Turismo no Uruguai gera grande movimento na aduana do Chuí e fila passa dos dois quilômetros; turistas relatam que tempo de espera por atendimento chega a cinco horas
Divulgação -
Se "tempo é dinheiro", vai ter muito uruguaio com saldo vermelho logo na entrada do Rio Grande do Sul. A Semana do Turismo no Uruguai - um período de férias para órgãos públicos e estabelecimentos de ensino no país - causou transtorno na aduana brasileira, no Chuí.
A semana de folga é um "evento" antecede a Páscoa e é uma grande oportunidade para os uruguaios pegarem a estrada. Muitos deles aproveitam os dias de descanso para passear no Brasil. Esta vinda, no entanto, não é das mais rápidas - ou agradáveis - devido ao grande movimento na aduana, já que a grande maioria dos "hermanos" entra pelo Chuí. O fluxo de veículos, muito maior durante o período, já ocasiona uma fila de mais de dois quilômetros na estrada. De acordo com os turistas, o tempo de espera para atendimento pela equipe da Polícia Federal, responsável pelo controle de migração, chegou a cinco horas neste sábado (8).
Além de toda a demora, brasileiros que viajam com frequência ao Uruguai acreditam que a situação possa ser um desgaste na relação entre os países. O clima é de total insatisfação na aduana.
O tempo de espera também gera um outro problema. A fila de carros já saiu da área da inspetoria e chegou à rodovia, o que aumenta o risco de acidentes e deixa os turistas praticamente "à deriva", alheios aos perigos de uma autoestrada.
Informações dão conta de que reuniões foram realizadas entre os órgãos responsáveis para tentar acabar com o este problema recorrente da demora, mas, ao que tudo indica, a volta dos uruguaios na Semana do Turismo também deve ser lenta.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário